Introdução: A dor é um fenômeno multidimensional que dificulta o desenvolvimento das atividades cotidianas. A aplicação de estimulação elétrica nervosa transcutânea (transcutaneous electrical nerve stimulation - TENS) está entre uma das modalidades mais usadas para o tratamento da dor.
Objetivo: O objetivo deste estudo foi verificar se a TENS acupuntural (baixa frequência) influencia a dor aguda produzida pela hipotermia local em indivíduos saudáveis, quando os eletrodos estão localizados nos acupontos TA5 e CS6 e na aplicação placebo.
Métodos: Trinta e dois voluntários, de ambos os gêneros, foram alocados, aleatoriamente, nos grupos TENS e placebo. O estudo consistiu em três momentos: hipotermia sem eletroanalgesia, hipotermia com eletroanalgesia ou placebo, e hipotermia pós-eletroanalgesia ou placebo, para avaliar o efeito da TENS e do placebo na latência do limiar de dor e na intensidade da dor.
Resultados: Os resultados mostraram que a latência do limiar de dor aumenta significativamente quando comparados os momentos antes e depois do uso da TENS, enquanto o grupo placebo não mostrou significância entre seus ciclos de experimentação. A intensidade da dor não sofreu influencia da TENS e do placebo.
Conclusão: Nossos resultados sugerem que a TENS acupuntural aplicada sobre a área dos acupontos TA5 e CS6 é eficaz em aumentar a latência do limiar de dor, mas não interfere na intensidade da dor.
Palavras-chave: Estimulação elétrica nervosa transcutânea; Pontos de acupuntura; Hipotermia local induzida; Dor. Ação da TENS acupuntural em acupontos na dor induzida pela hipotermia local (0-2º C) - Fisioterapia em Movimento (Impresso); [online]. 2010, vol.23, n.3, pp. 483-492 |
Blog destinado à publicação e compilação de artigos, notícias, trabalhos científicos e projetos de relevância nas àreas de Medicina e Fisioterapia.
quarta-feira, 24 de julho de 2013
Ação da TENS acupuntural em acupontos é eficaz em aumentar a latência do limiar de dor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário