sábado, 29 de dezembro de 2018

O ENCAMINHAMENTO PARA A FISIOTERAPIA : ALGUNS CUIDADOS PARA UMA PRÁTICA SAUDÁVEL.

A proposta multiprofissional de tratamento dos doentes sempre foi uma máxima para qualquer profissão da saúde! Nesse assunto o principal elemento se denomina COMUNICAÇÃO. Quanto mais eficiente for a comunicação, melhor será o entendimento entre as partes interessadas no processo.
Não é incomum vermos algumas comunicações feitas aos fisioterapeutas e que podemos denominar de diferentes formas:
- Encaminhamentos
- Solicitações - Pedidos - Sugestões Terapêuticas
- Prescrições 
Vamos tratar um pouco de cada um.
O ENCAMINHAMENTO nos parece ser o meio mais eficaz de indicação por parte de outros profissionais. Nele devemos encontrar as impressões, condutas prévias e alguma evolução do paciente em relação ao tratamento estabelecido.
A SOLICITAÇÃO tem um caráter mais burocrático e pode estar relacionado a algum tipo de liberação por seguradora ou convênio. Deverá ter os mesmos informes do ENCAMINHAMENTO, mas pode conter a IMPRESSÃO DIAGNÓSTICA do colega. Certamente o PEDIDO tem a mesma característica.
A SUGESTÃO normalmente tem no seu corpo descritivo uma pitada de AÇÃO TERAPÊUTICA. Nesse caso o mais comum é uma conversa MULTIDISCIPLINAR e menos MULTIPROFISSIONAL.
A PRESCRIÇÃO, essa carece de esclarecimento. Na maioria das vezes ela aparece como uma imposição tecnicista com base em conceitos errôneos. É a pior forma de comunicação entre profissionais. O mais interessante que a prescrição normalmente é mal elaborada, usa de conhecimentos parcos, ultrapassados e até de total inutilidade. Isso é fácil de observar nas prescrições do pessoal da Fisiatria e afins. Normalmente absurdas e sem qualquer tipo de evidência científica e clínica. Alguns profissionais que recebem tais prescrições chegam a desacreditar nos absurdos que presenciam. 
Para evitarmos tal inconveniente que coloca o prescritor no limite entre o ridículo e a idiotização total é necessário que orientemos os nobres colegas sobre o que precisamos num encaminhamento e principalmente que Fisioterapia não é um procedimento a ser prescrito. A prescrição fisioterapêutica e seu desenvolvimento devem ficar a cargo do fisioterapeuta, assim minimizaremos os erros.
Dr.Wiron Correia Lima
CREFITO 19548F

Nenhum comentário:

Postar um comentário